Team Building - Motivação de Equipas

Como motivar a sua equipa

Sabe como motivar a sua equipa?

Manter uma equipa motivada é essencial para o sucesso de qualquer organização, independentemente da sua dimensão. De facto, o investimento nos colaboradores tem impacto positivo a vários níveis como, por exemplo, na retenção de talentos, na promoção do pensamento criativo (outside the box), no aumento da performance e, consequentemente, no alcance de níveis superiores de competitividade.

Mas afinal como é que podemos motivar os colaboradores?

VEJA MAIS: 10 Maneiras de estimular a criatividade e a inovação na sua empresa

  1. Confie na sua equipa

As organizações devem manter um clima de confiança e de respeito, permitindo que os colaboradores se sintam confortáveis e autónomos no exercício das suas funções. Experimente e dificilmente se dececionará!

  1. Seja Transparente

O envolvimento de todos na tomada de decisão é, sem dúvida, um fator fundamental e que contribuiu para motivar. Desta forma, evitam-se situações de conflito e promove-se um verdadeiro espírito de equipa, no qual “se respira” comprometimento e orgulho!

  1. Promova ações de team building

Através de momentos mais informais e de “fuga” à rotina laboral, as atividades de team building reforçam a importância do trabalho em equipa e o sentimento de pertença. Esta é, sem dúvida, uma estratégia cada vez mais adotada pelas organizações como forma de motivar e de trabalhar as principais competências necessárias ao sucesso.

  1. Realize palestras e workshops motivacionais

As palestras e workshops motivacionais podem ser o estímulo que falta aos seus colaboradores. Ao proporcionar um momento de reflexão sobre as várias competências organizacionais, serão também trabalhadas questões como o comprometimento e a motivação de todos.

  1. Reconheça o desempenho da sua equipa

Para manter uma equipa motivada é imprescindível que lhe seja atribuída o devido reconhecimento, através de um ciclo de feedback positivo, contínuo e imediato. Esta é uma das melhores formas de motivar os colaboradores!

  1. Promova o empowerment

O sucesso de uma organização depende do contributo de todos os colaboradores, pelo que lhes devem ser dadas todas as ferramentas necessárias para que sejam autónomos no bom desempenho dos seus papéis e funções.

  1. Acompanhe e adote novos métodos de trabalho

A era digital oferece diariamente novos métodos e técnicas de trabalho. De forma a acompanhar esta evolução e a manterem-se competitivas, é fundamental que as organizações sejam recetivas, adotando as “novidades”, ao invés de as evitar.

  1. Incentive a participação em formações

As organizações devem assegurar que todos os colaboradores têm oportunidade para aprender e/ou aperfeiçoar competências. Uma alternativa de baixo custo é promover pequenas formações internas, organizadas pelo próprio staff.

  1. Defina objetivos claros

Contextualize o trabalho dos seus colaboradores, definindo objetivos claros, mensuráveis e exequíveis. Deste modo, assegurar-se-á de que a sua equipa perspetiva um propósito maior para as suas tarefas e, assim, sentir-se-ão mais motivados.

  1. Incentive a concorrência amigável

Um ambiente competitivo é um ambiente produtivo. Incentivar os funcionários a participar em competições ou desafios é saudável, podendo efetivamente aumentar a performance.

  1. Invista num ambiente de trabalho agradável

Estudos demonstram que um local de trabalho agradável, no qual impera um clima de confiança, promove os níveis de criatividade e inovação dos colaboradores.

  1. Equilibre a vida profissional e pessoal

Exigir que os colaboradores fiquem a trabalhar fora de horas é pouco motivador. Com efeito, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tende a render um melhor resultado para as organizações e a motivar mais os colaboradores.

VEJA MAIS: Motivação e Satisfação no Trabalho

motivacao_satisfacao_trabalho