10 Maneiras de estimular a criatividade e a inovação na sua empresa

Estimular a criatividade

As organizações têm prazos, políticas internas, regras e hierarquias que desencorajam a criatividade e a inovação dos seus colaboradores. Aqui estão dez ideias para alavancar as capacidades de criatividade e inovação na sua força de trabalho, iniciativas testadas e comprovadas por líderes e académicos de todo o mundo.

VEJA MAIS: Gestão do talento, o fator crítico do século XXI

1. Crie um ambiente livre de stress

Proporcione um ambiente de trabalho agradável, de preferência com abundância de luz solar. Evite prazos e metas inalcançáveis. Para os colaboradores encontrarem a motivação extra que precisam a empresa deve manter o nível de stress e cobrança no mínimo.

2. Interaja com o máximo de pessoas da sua empresa

De acordo com Jock Reynolds, diretor da Galeria de Arte da Universidade de Yale, os principais líderes devem aplicar a gestão “walkaround”, que consiste basicamente em falar com os colaboradores da base, principalmente os que estão em contacto direto com o cliente final. Esses funcionários têm um impacto direto na experiência dos consumidores e possuem conhecimentos fundamentais para o sucesso de um produto/projeto novo.

3. Esteja pronto para a tomada de decisão rápida

Não há nada que mate a inovação mais rápido do que a lentidão e a burocracia.

4. Dê feedbacks constantes

Os líderes devem fornecer feedbacks, mesmo quando a ideia apresentada for inviável. Se o colaborador não receber um parecer sobre a sua iniciativa, ele poderá se sentir desestimulado a acrescentar diferenciais à organização, já que ficará sem parâmetros para a abordagem de problemas.

5. Contrate pessoas realmente talentosas

Equipas talentosas são o segredo de todas as empresas, independente do segmento de atuação. É muito melhor (e mais barato) ter um ótimo funcionário do que dois ou três empregados medianos.

6. Atividades outside the box

Treinos diferenciados como a realização de uma atividade team building ou uma formação não específica a algum departamento/área (mas que seja focado no core business da empresa) é uma ótima a alternativa para estimular a criatividade dos colaboradores.

artigo_criatividade

Serviços prestados pela Team Building

7. Crie uma cultura que respeite a inovação e a criatividade.

Para Laura Walker, presidente e CEO do New York Public Radio, as empresas devem reconhecer e aceitar ideias criativas. De acordo com um estudo, a nossa mente tende a assumir uma postura contrária a soluções criativas, devido à própria natureza de se tratar de uma novidade. As empresas devem lutar contra esta tendência e aplicar políticas de recursos humanos que estimulem os seus colaboradores a inovarem.

8. Evite confrontos interdepartamentais

Faça projetos que envolvam mais de uma área da empresa. Equipas multidisciplinares criam um ambiente favorável para a criatividade e a inovação.

9. Realize seções de Brainstorming

Convoque uma pequena reunião com alguns colaboradores para, em conjunto, chegarem a uma solução nova. Crie um ambiente propício e sem censuras.

10. Falhe rápido

Se o processo que esta a trabalhar não funcionar à primeira, passe para a próxima tentativa.

VEJA MAIS: Vale Inovação

FONTE: Yale Insights, Exame

Share