Blog

Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® by Maria Tarré

“Podes descobrir mais sobre uma pessoa durante uma hora a jogar do que durante um ano de conversas”

Platão

 

Já pensou em utilizar legos nas suas reuniões de trabalho?

 

E que os legos podem ajudá-lo a desenvolver a sua empresa, motivando os trabalhadores ou mesmo criando uma nova visão estratégica?

Os professores Johan Roos e Bart Victor criaram o LEGO Serious Play (LSP) com a LEGO Company e, juntamente com Robert Rasmussen e David Owens, desenvolveram formas de usar as peças como uma ferramenta de abordagem e resolução de problemas organizacionais. Criando metáforas para a identidade organizacional de cada indivíduo ou de um grupo, é possível construir, a partir de legos, uma representação do nosso pensamento: tal como quando conduzimos, as nossas mãos conseguem realizar tarefas sem termos sequer consciência delas – ao brincar com os legos, os mesmos processos se desenrolam, permitindo-nos usar as mãos como “tecnologia de ponta” do nosso cérebro.

 

Porquê usar esta metodologia?

 

Normalmente nas reuniões, 20% dos participantes participam enquanto os restantes 80% estão desconcentrados ou a executar outras tarefas ao mesmo tempo. Com a construção através dos legos, fomenta-se a participação ativa nestes contextos, desenvolvendo a comunicação e o envolvimento e chegando a um resultado final em que todos participam na discussão, decisões e resultados.

 

Como podemos aplicar?

 

Este método abrange uma grande variedade de aplicações: desde desenvolvimento e criação de estratégias organizacionais, ao aumento de compromisso dos trabalhadores para com a empresa, construção de uma visão partilhada, estimulando a comunicação e cooperação, ou até mesmo ao nível do desenvolvimento pessoal. Concluindo, é possível através desta ferramenta incentivar o pensamento criativo e a participação de todos, produzindo conhecimento através da construção de objetos!

 

Fonte: Kristiansen, P. & Rasmussen, R. (2014). Building a Better Business- Using the LEGO® SERIOUS PLAY® Method. New Jersey: John Wiley and Sons Inc.

 

Este artigo foi escrito por:

Maria Tarré | Estudante de Psicologia @Team Building

Share