Blog

O sucesso começa no fim da sua zona de conforto by Adriana Couto

 

“Para chegar onde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz”

Roberto Shinyashiki

 

Os seus dias de trabalho são repetitivos? Está estagnado nas mesmas funções há vários anos? Quer mudar, mas não encontra a motivação para dar o primeiro passo? Se a sua resposta a estas questões foi “sim”, então provavelmente está demasiado envolvido na sua zona de conforto!

Panicucci (2007) apresentou um modelo da zona de conforto composto por três áreas: a zona de conforto, a zona de crescimento/aprendizagem e a zona de pânico. Este modelo refere que quando nos envolvemos em atividades que saem da nossa zona de conforto passamos para uma zona de turbulência, onde somos forçados a experienciar algum desconforto e stress. Mas é através desta experiência que evoluímos para a área de crescimento. Ou seja, passamos a estar encaminhados para o sucesso que tanto almejamos! Mas claro, fazer esta travessia não é fácil e diria até que a maioria das pessoas raramente dá este passo. Todavia, “é preciso fazer o que a maioria não faz”!

 

Como sair da zona de conforto?

Esta é a pergunta que agora se impõe! Não queremos que acabe preso na zona de pânico, até porque quanto mais sentir o sabor do sucesso mais motivado se vai sentir a sair da sua “bolha” de conforto. Portanto, as palavras de ordem são: baby steps! Experimente fazer planos diferentes com a família, conversar com uma pessoa nova, jantar num restaurante de comida exótica… Depois de criar este hábito nas coisas mais simples da vida, será cada vez mais fácil extrapolá-lo para a sua carreira profissional!

Aqui na Team Building trabalhamos exatamente para tirar as pessoas da sua “bolha” de conforto. Numa das nossas atividades, o Brave Art, desafiamos as equipas a pintar telas que, todos unidas, dão origem a um quadro gigante. De repente, os participantes saem do conforto do escritório e estão rodeados de tintas e pincéis. Mas quando veem o resultado final ficam inebriados num sentimento de orgulho e superação! Saíram da sua zona de conforto e isso resultou numa verdadeira obra de arte.

 

Então, a zona de conforto é inútil?

Nem pensar! A zona de conforto é extremamente importante. Mesmo um desportista radical pensa no momento em que volta a casa e descansa confortavelmente no seu sofá, longe de radicalismos. Sair da zona de conforto é crucial para evoluirmos pessoal e profissionalmente, mas podermos regressar à nossa “bolha” é imprescindível. No fundo, é tudo uma questão de equilíbrio.

 

Qual a melhor altura para sair da minha zona de conforto?

Sabe qual o melhor dia para sair da sua zona de conforto? Hoje mesmo! Estipule onde quer chegar. Quer ser promovido na sua empresa? Então, dê hoje mesmo esse passo e arrisque. O sucesso está à sua espera, ali mesmo do outro lado da “bolha”!

 

 

Este artigo foi escrito por:

Adriana Couto | Trainee de Psicologia @Team Building

Share