Traços psicológicos e experiências positivas tais como, otimismo, satisfação, bem-estar, felicidade, gratidão, esperança, resiliência e empatia.

Os “mandamentos” da Psicologia Positiva by Francisca Barros

Resoluções de Ano Novo: os “mandamentos” da Psicologia Positiva

Com a entrada no novo ano, os indivíduos têm uma maior predisposição para alterar comportamentos, delinearem objetivos e focarem-se na melhoria do bem-estar e no aumento dos níveis de felicidade.O ramo da Psicologia que estuda estas variáveis designa-se por Psicologia Positiva.

Caracteriza-se como sendo o novo campo da Psicologia que tem como principal objeto de estudo – o funcionamento saudável e adaptativo do ser humano, interessando-se pelos traços psicológicos e experiências positivas tais como, otimismo, satisfação, bem-estar, felicidade, gratidão, esperança, resiliência e empatia. Em contrapartida, a Psicologia convencional estuda os distúrbios mentais através do diagnóstico, medição e tratamento do “negativo” da experiência humana. A Psicologia Positiva pretende promover a felicidade e a qualidade de vida ao invés de reparar o que está errado. Com esta nova vertente pretende-se mudar a centralidade do tratamento para a prevenção. Neste sentido, os psicólogos positivos estudam as experiências positivas subjetivas (satisfação com a vida, felicidade e otimismo), os traços positivos do ser humano (criatividade, coragem, compaixão, integridade, sabedoria, autocontrolo e espiritualidade) e das instituições que permitem a experiência e a manifestação destes traços. Adotam uma postura mais apreciativa do potencial de cada indivíduo, das suas motivações e capacidades.

             “Sabia-se muito sobre a depressão, mas quase nada sobre a essência comum das pessoas felizes”
Martin Seligman

A Psicologia Positiva compreende a ciência e a anatomia da felicidade, apontando para uma visão de que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas. Segundo esta abordagem, uma vida plena é composta pelos seguintes aspetos:

  1. Satisfação, ou seja, viver com alegria, felicidade e prazer valorizando as emoções positivas;
  2. Engagement, isto é, o ser humano deve viver o melhor de si usando as suas próprias forças e virtudes;
  3. Propósito, numa perspetiva de encontrar um sentido para a vida tendo missão, visão e valores devidamente delineados;
  4. Relacionamentos, os indivíduos devem ter relacionamentos saudáveis com vínculo e apoio mútuo;
  5. Flow da Positividade, trata-se de um estado de concentração total depositado numa atividade específica, fazendo com que o individuo mergulhe num universo próprio.

Esta perspetiva acredita que pessoas Felizes fazem mais e melhor! Assim sendo, desejo que em 2017 se foquem mais nos vossos aspetos positivos e como melhorá-los ao invés de se focarem em experiências negativas. Sejam felizes!

Francisca Barros

Psicóloga Organizacional @ Team Building

Sugestão de artigo: Mindfulness

Serviços prestados pela Team Building