Psicólogo no Desporto… Para quê? by Vasco Queirós

“Jogas com a cabeça, as pernas estão lá apenas para te ajudar”

Johan Cruyff

 

O Psicólogo no desporto é, atualmente, percecionado, como um complemento fundamental ao trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas, quer no acompanhamento de casos individuais bem como no desenvolvimento de estratégias que possam ajudar a melhorar a performance de todos os elementos da equipa. Desta forma, o Psicólogo deve possuir um conjunto alargado de conhecimentos e competências que lhe permita validar e orientar a sua atuação indo ao encontro daquilo que são os objetivos propostos pela equipa ou clube.

 

A atuação de um Psicólogo no Desporto

 

A intervenção de um Psicólogo no desporto tem como objetivo ensinar e treinar estratégias que facilitem a otimização do rendimento individual e coletivo sendo os alvos potenciais da sua atuação, os atletas, treinadores, pais e as próprias organizações desportivas. Os objetivos de um Psicólogo desportivo centram-se em duas vertentes: uma é promover o bem-estar psicológico dos jovens que atuam em contextos desportivos ou em qualquer atividade física, a outra é a promoção do rendimento, ou seja, ajudar os atletas aumentar as suas competências mentais e a melhorar a sua performance. Este trabalho não depende só da especificidade da modalidade como também da faixa etária dos atletas. Os conhecimentos e competências que utiliza devem ser sempre partilhados com os profissionais de outras áreas, devendo, assim, existir uma colaboração interdisciplinar.

 

Psicólogo no Desporto em Portugal

 

Hoje em dia o papel do Psicólogo dentro de uma estrutura desportiva é cada vez mais reconhecido, não só pelos atletas, mas também pelas equipas técnicas e dirigentes, sobretudo pela sua capacidade em desempenhar tarefas que contribuem para o bom funcionamento e melhoria das equipas. Além da sua atuação estar centrada naquilo que é o trabalho diário das equipas e atletas que acompanha, o Psicólogo é um importante colaborador e facilitador das equipas técnicas pela sua visão imparcial que lhe permite fazer uma avaliação idónea das necessidades dos atletas nesta procura da melhoria do bem-estar e rendimento.

 

Conheça a nossa Team Sports

Share