team-speaker

1. Começamos por efetuar uma reunião com a empresa. Aí ponderamos os seus pedidos e expectativas. Depois, decidimos os temas e mensagens a veicular, tendo sempre em conta a estratégia do cliente e o perfil dos participantes. Simultaneamente, também podemos sugerir outras atividades complementares. Em suma, é uma abordagem personalizada, à medida das necessidades.

2. Cada apresentação tem uma duração média de 1 hora e 30 minutos, podendo transformar-se em workshops de cariz mais prático e interativo que se pode prolongar por uma manhã ou uma tarde. Em circunstâncias muito particulares, pode chegar a ocupar um dia completo. Naturalmente que as condições variam em função dos casos.

3. Frequentemente, a nossa abordagem parte das coordenadas comportamentais que sustentam os desempenhos de exceção. Depois, aplicamos esses princípios às pessoas aparentemente comuns, mas que possuem todo o potencial para alcançarem resultados igualmente formidáveis. Tendo sempre em conta que nunca existe mudança quando as mentalidades continuam imutáveis…Daí a importância de otimizarmos determinadas dimensões psicológicas, pois se queremos melhorar a forma de agir temos previamente de alterar a forma de pensar.

4. Se for do vosso interesse, para aumentar o impacto desta abordagem, podemos recorrer a casos vivenciados no futebol, uma vez que o desporto surge como metáfora ideal para melhor compreender muitas das exigências laborais. Não faltam analogias… É a “bola que vai à trave” quando estamos tão perto de efetuar uma venda e o cliente nos diz que fica para a próxima!… São os colaboradores que estão “fora de jogo”, quando o Diretor pede uma coisa e eles fazem outra… Ao mesmo tempo, o mundo da alta competição atlética é igualmente turbulento, complexo e de enorme pressão. Por isso, também é familiar a muitas Organizações e pessoas. A curiosidade que provoca também é vantajosa, na medida em que aumenta o interesse e a atenção.

5. Não prometemos milagres nem fazemos magia! Obviamente que o desenvolvimento sustentado das competências mencionadas carece de uma intervenção mais sistemática e estruturada… Porém, uma sessão como esta, na melhor tradição do modelo americano tipo motivational speaker, produz sentimentos elevados de entusiasmo e fulgor. Associado à energia desencadeada pelas narrativas épicas, constitui uma poderosa injeção de alento, tenacidade e vontade, que se manifesta pelo aumento do comprometimento e da garra que eleva a probabilidade de “vestirem a camisola” da empresa e abraçarem com as próprias mãos um destino maior. Para além disso, proporciona uma oportunidade de celebração partilhada; pois estas palestras, embora tendo por base uma matriz de cientificidade comprovada, utilizam uma linguagem acessível e suscetível de criar momentos de boa disposição.