Team-TRAINING

1. Começamos por efetuar uma reunião com a empresa, onde auscultamos os seus pedidos e expectativas. Aqui, o cliente pode já ter realizado um diagnóstico de necessidades de formação dos seus colaboradores, transmitindo-nos apenas as suas conclusões, tendo já ideias relativamente claras acerca dos cursos de formação a desenvolver. Em conjunto, analisamos os dados e damos as nossas sugestões acerca do plano de formação a implementar junto dos participantes designados, assegurando o acompanhamento das suas várias etapas.

2. Por outro lado, também podemos ser responsáveis pelo processo completo. Tudo é feito em perfeita sintonia com os responsáveis da empresa, recorrendo a metodologias sustentadas que incluem a observação, avaliação de comportamentos e competências dos colaboradores ou equipas, bem como a análise de indicadores organizacionais, objetivos de produtividade e outros rácios de cariz estratégico que alicerçam as práticas de gestão.

3. A partir daqui, os percursos formativos são concebidos, desenvolvidos e acompanhados pelos nossos técnicos, sendo asseguradas as condições para que os objetivos iniciais sejam alcançados. De referir que temos soluções diferenciadas dependendo dos resultados pretendidos: desde cursos longos (mais de 50 horas), cursos de duração normal (entre 10 e 50 horas) até cursos de curta duração (menos de 10 horas).

4. O nosso trabalho termina com a avaliação do projeto formativo, adotando a normalização de D. Kirkpatrick. Realizamos sempre a avaliação de 1º e 2º nível, respetivamente, a avaliação da satisfação dos vários intervenientes no projeto e a avaliação do domínio dos vários saberes ministrados por parte dos participantes. Caso a empresa assim o pretenda, também avaliamos a transferência das aprendizagens para o contexto de trabalho, assim como o impacto do projeto formativo na organização. Estes dois últimos aspetos da avaliação são classificados, respetivamente, como o 3º e 4º nível de avaliação da formação. Finalmente, também consideramos pertinente a análise do retorno do investimento realizado no projeto formativo (ROI da formação).