FORMAÇÃO

Gestão da Formação

Gestão da Formação

Quer criar planos de formação à medida das necessidades da sua empresa?… Como desenvolver um processo de gestão e coordenação da formação eficaz?… Que ferramentas utilizar no seu planeamento, desenvolvimento e avaliação?… Qual o seu impacto na obtenção de resultados válidos?… Neste curso são abordadas as várias fases do ciclo formativo, sendo desenvolvidos instrumentos capazes de permitir uma melhor gestão dos seus procedimentos, indo ao encontro das recomendações providenciadas pelos organismos certificadores.

Preparar e Animar uma Sessão de Formação

Preparar e Animar uma Sessão de Formação

Qual o impacto dos métodos de ensino no sucesso da formação?… Sabia que a forma como o formador prepara e anima uma sessão de formação reflete-se na sua eficácia, nomeadamente, nas aprendizagens dos formandos e na sua motivação intrínseca?… Com este curso, pretende-se desenvolver nos participantes técnicas pedagógicas de base, capazes de permitir preparar uma sessão de formação nos seus domínios técnicos respetivos, aperfeiçoando as qualidades de comunicação do animador.

Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem

Como verificar se realmente ocorreu uma apreensão efetiva decorrente da ação de formação desencadeada?… Quais os instrumentos adequados para os vários públicos?… Que diretrizes oficiais existem a este nível?… Este curso pretende responder a estas e outras questões, abordando-se as várias técnicas no âmbito da avaliação da aprendizagem. Neste sentido, são treinadas competências na elaboração de instrumentos válidos e objetivos, capazes de aferir com rigor os domínios pretendidos.

Avaliação da Formação

Avaliação da Formação

Sabia que esta é uma metodologia essencial na retroalimentação do processo formativo?… Que dimensões são avaliadas?… Quais os instrumentos habitualmente mais usados?… A partir daqui são sinalizadas áreas capazes de serem melhoradas por parte daqueles que a organizam e desenvolvem. Com este curso pretende-se promover conhecimentos abarcando os vários níveis da avaliação da formação, explorando técnicas e instrumentos para o efeito, analisando-se igualmente as principais diretrizes oficiais a este nível.

ROI da Formação

ROI da Formação

Como aferir o retorno financeiro realizado na formação?… Este é um tema atual e bastante pertinente na gestão da maioria das empresas, onde o investimento em formação tem vindo gradualmente a assumir visibilidade. Este projeto tem como finalidade a conceção, desenvolvimento e implementação de uma metodologia que permita a entidades e outros agentes que operam no mercado da formação, dominar um modelo capaz de agregar tecnicamente este tipo de avaliação no conjunto do processo formativo.

Avaliar o Impacto da Formação na Organização

Avaliar o Impacto da Formação na Organização

Por impacto da formação entende-se as mudanças ocorridas ao nível do desempenho dos indivíduos e das organizações decorrentes da implementação de determinado projeto formativo. Deste modo, importa saber como desenvolver este processo avaliativo?… Como controlar variáveis externas e encontrar resultados objetivos?… Que meios e ferramentas utilizar?… Este curso aborda estas e outras questões, sendo analisadas estratégias e instrumentos recomendados oficialmente a este nível com resultados comprovados.

Normas e Regulamentos

Normas e Regulamentos

As normas NP ISO 10015 e NP 4512 fornecem linhas de orientação no sentido de apoiar as organizações a identificar e analisar as suas necessidades de formação. Também dão indicações quanto à forma de planear, realizar e avaliar a sua eficácia, facilitando assim a monitorização bem como a melhoria dos processos. Com este curso, pretende-se conhecer a estrutura e orientações gerais destas normas, assim como as suas implicações ao nível da gestão de recursos humanos, analisando-se estratégias de integração com outros sistemas já implementados.

Orientação Profissional para o Emprego

Orientação Profissional para o Emprego

Como promover a eficiente inserção profissional dos formandos?… Pretende-se com o curso sensibilizar os participantes para a necessidade de planear o seu percurso laboral no decorrer da formação, através de tutoria de práticas em contexto de trabalho, orientação de estágios, entre outras. Neste sentido, procura-se desenvolver competências para aplicar as técnicas fundamentais a este nível, como entrevistas, testes, provas de aptidão, autoconhecimento e análise de mercado. As modalidades de intervenção poderão ser individuais ou em grupo.

Diagnóstico de Necessidades Formativas

Diagnóstico de Necessidades Formativas

Os conhecimentos e as competências dos colaboradores são a matéria-prima das organizações. A formação deve ter em conta as reais necessidades da organização, sendo encarado o desenvolvimento de competências como algo estratégico, que colmata os deficits de desempenho verificados, mas também como ferramenta para catalisar a concretização de objetivos. Este curso pretende fornecer indicações sobre o desenvolvimento de instrumentos que permitam obter dados sobre a situação atual versus a desejada da organização. 

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Este curso possibilita a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), o qual permite o desempenho de funções de formador profissional. O objetivo passa por preparar os participantes para as funções de planeamento, desenvolvimento e execução de ações de formação. Destina-se a profissionais, quadros médios e superiores, com a escolaridade mínima obrigatória e experiência relevante nas áreas específicas onde pretendam vir a exercer a atividade de formadores.