Clima e Cultura Organizacional

Qual o impacto da Cultura Organizacional na Produtividade dos Colaboradores?

 

Sabe quais são as diferenças entre clima e cultura organizacional? Ambos são extremamente importantes para a garantia da qualidade dos processos das organizações, e saber o que eles significam, pode melhorar algumas barreiras à produtividade.

O Clima Organizacional refere-se a um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influência a motivação e o comportamento desses colaboradores.

Então pode-se afirmar que o Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspetos da cultura ou realidade aparente da organização.

 

Mas afinal como pode melhorar o clima da sua empresa? É simples!

 

Através de atividades que fortalecem o espírito das equipas e a coesão grupal e tornar a missão, a visão e os valores da empresa claros a todos os envolvidos.

A cultura organizacional, é o que se mantém mesmo com as mudanças de uma equipa, composto pelos valores, crenças e rotinas que fundamentam as ações dos colaboradores. Pode-se definir como o código de conduta existente numa organização — seja ele explicitado em regras e normas, ou implícito em comportamentos.

 

Os benefícios da Cultura Organizacional:

 

• Respeito no ambiente de trabalho;

• Foco em desenvolvimento de uma carreira dentro da empresa;

• Diminuição de conflitos internos;

• Maior satisfação dos clientes;

• Retenção de talentos.

 

Porque é que nos devemos preocupar com o Clima e Cultura das Organizações?

 

Tanto a cultura como o clima organizacional, afetam a produtividade e os índices de turnover, absentismo e retenção dos colaboradores.

 

 

Artigo por Francisca Barros, Psicóloga Organizacional.

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