As organizações têm prazos, políticas internas, regras e hierarquias que desencorajam a criatividade e a inovação dos seus colaboradores. Aqui estão dez ideias para alavancar as capacidades de criatividade e inovação na sua força de trabalho, iniciativas testadas e comprovadas por líderes e académicos de todo o mundo.
Proporcione um ambiente de trabalho agradável, de preferência com abundância de luz solar. Evite prazos e metas inalcançáveis. Para os colaboradores encontrarem a motivação extra que precisam a empresa deve manter o nível de stress e cobrança no mínimo.
De acordo com Jock Reynolds, diretor da Galeria de Arte da Universidade de Yale, os principais líderes devem aplicar a gestão “walkaround”, que consiste basicamente em falar com os colaboradores da base, principalmente os que estão em contacto direto com o cliente final. Esses funcionários têm um impacto direto na experiência dos consumidores e possuem conhecimentos fundamentais para o sucesso de um produto/projeto novo.
Não há nada que mate a inovação mais rápido do que a lentidão e a burocracia.
Os líderes devem fornecer feedbacks, mesmo quando a ideia apresentada for inviável. Se o colaborador não receber um parecer sobre a sua iniciativa, ele poderá se sentir desestimulado a acrescentar diferenciais à organização, já que ficará sem parâmetros para a abordagem de problemas.
5. Contrate pessoas realmente talentosas
Equipas talentosas são o segredo de todas as empresas, independente do segmento de atuação. É muito melhor (e mais barato) ter um ótimo funcionário do que dois ou três empregados medianos.
Treinos diferenciados como a realização de uma atividade team building ou uma formação não específica a algum departamento/área (mas que seja focado no core business da empresa) é uma ótima a alternativa para estimular a criatividade dos colaboradores.
Para Laura Walker, presidente e CEO do New York Public Radio, as empresas devem reconhecer e aceitar ideias criativas. De acordo com um estudo, a nossa mente tende a assumir uma postura contrária a soluções criativas, devido à própria natureza de se tratar de uma novidade. As empresas devem lutar contra esta tendência e aplicar políticas de recursos humanos que estimulem os seus colaboradores a inovarem.
Faça projetos que envolvam mais de uma área da empresa. Equipas multidisciplinares criam um ambiente favorável para a criatividade e a inovação.
Convoque uma pequena reunião com alguns colaboradores para, em conjunto, chegarem a uma solução nova. Crie um ambiente propício e sem censuras.
Se o processo que esta a trabalhar não funcionar à primeira, passe para a próxima tentativa.