Alguma vez pensou na razão pela qual não consegue dormir após as 7 da manhã? Ou porque tem picos de energia no final da tarde? Há uma explicação.

Em pleno ano de 2022, é possível afirmar que ainda há muito para desenvolver em certas áreas do estudo do nosso corpo, seja a nível físico, comportamental ou espiritual. É o caso da Cronobiologia.

Cronobiologia caracteriza-se como um ramo da ciência que se dedica ao estudo da organização temporal, ritmos e fenómenos físicos dos seres vivos. Este ramo da ciência é afetado por aspetos tão simples como a luminosidade, a atividade e estimulação física, a alimentação, o sono, sendo que alguns destes fatores estão em conformidade seja com o tempo cronológico, seja com o biológico.

Cada pessoa é diferente. Então, há que identificar os ritmos e as rotinas. Este aspeto está muito relacionado com a melatonina, a hormona responsável pelo sono.

Quem se sente melhor pela manhã provavelmente tem o cronótipo matutino. A produção de melatonina no corpo cessa muito cedo e faz com que as pessoas deste grupo queiram deitar-se muito cedo e, consequentemente, acordar cedo.

Por outro lado, há a hipótese do pico da produção de melatonina ser feito de madrugada, tornando as pessoas deste grupo mais produtivas e concentradas à noite. Essas pessoas têm o cronótipo vespertino.

Na verdade, é tudo muito simples. Basta conhecer a sua própria rotina e saber identificar o ponto de situação recorrente, e com certeza depois de ler este artigo vai mais facilmente fazê-lo.

Mas, então, a cronobiologia será uma vantagem para si? Em que níveis?

Depois de estudar o seu cronótipo, há muita mudança a fazer na sua rotina. O nosso corpo e mente estão fisiologicamente preparados para se focarem em determinadas funções em certos espaços de tempo. Ao obedecer a essas “exigências” do corpo, o sucesso pessoal e profissional fica cada vez mais fácil de atingir.

Dicas para melhorar a rua rotina:

  • Saber o seu tipo de relógio biológico.
  • Começar a implementar aos poucos a nova rotina que lhe é mais adequada.

Não vale a pena colocar o despertador para tocar de madrugada se não vai acordar com ele. É muito importante essa auto-consciencialização para organizar a sua rotina conforme aquilo que o seu corpo se sente confortável.

Como se costuma dizer, um hábito demora vários dias até ser implementado na rotina de uma pessoa. Temos a vida toda para aprender e corrigir a nossa forma de estar.

  • Se é do cronótipo matutino:
    • Não adianta procrastinar e guardar as tarefas mais importantes e complexas para o final da tarde, a menos que sejam imprevisíveis. O ideal seria listar todas as tarefas que irá fazer nesse dia e começar por aquelas que dão um pouco mais de trabalho. Será bom para o seu relógio biológico e para o seu “eu” do futuro, que estará aliviado por não acabar o dia cheio de tarefas complexas.
  • No seu caso, deitar cedo e cedo erguer, dá mesmo saúde e boa disposição. O seu corpo e mente sentem-se cansados muito cedo.
  • Aproveite as horas tardias para descansar e fazer algo relaxante, não só para o seu cérebro, mas também para o seu corpo.
  • Se é do cronótipo vespertino:
    • Não se surpreenda se, quando tem que acordar cedo, se sinta mais cansado do que o normal. O pico de produção de melatonina é feito pela madrugada, que dificulta por vezes o “acordar” bem-disposto.

Este último ponto não é muito vantajoso para a sociedade atual. Apesar de já existir um maior número de trabalhos noturnos, a maior parte dos estabelecimentos de serviço e empregos apenas funciona durante o dia. Aqui, o objetivo é, então, de alguma maneira, conseguir implementar a rotina diária estereotipada da sociedade na sua rotina vespertina.

  • Vença a preguiça! Às vezes pode ser difícil acordar cedo… planeie o seu dia e comece o mesmo com ações que o deixem entusiasmado para sair da cama.
  • Um bom pequeno almoço vai-lhe ajudar a ver o dia com mais alegria. Sendo a refeição mais importante, providencia boa disposição e melhoria contínua na saúde.
  • Escolha horas com mais luminosidade para fazer exercício. Para quem sente dificuldade em permanecer acordado de manhã é uma ótima fonte de energia. Muito pelo contrário, ao final da tarde, quando se sente mais animado, deve evitar atividade física dado que vai “acordar” o seu corpo e, geralmente, mantê-lo acordado por muito mais tempo.
  • Não faça snooze! Cada ciclo do sono dura 90 minutos. Ao acordar, se “precisar de mais 5 minutos” vai acabar por cair num outro ciclo de sono, que irá dificultar o processo de acordar.

A resposta à pergunta é sim, estudar o seu cronótipo pode ser vantajoso para atingir uma melhor performance profissional. Sendo assim, haverá a possibilidade de mudar o cronótipo?

Parte-se do princípio que cada relógio biológico tem um forte carga genética. Por isso, é possível mudar hábitos e rotinas de forma a constituir padrões diferentes do que os que estão previstos, mas não será provável alterar significativamente o cronótipo do seu corpo. Estes fatores podem constituir pessoal e profissionalmente uma boa ferramenta para o sucesso.

Artigo escrito por Daniela do Carmo