“The little things? The little moments? They aren’t little.” Jon Kabat-Zinn
Ano após ano vemo-nos empenhados em tentar cumprir as resoluções de ano novo feitas na noite de réveillon. Com a correria vivida no dia-a-dia, algumas passam por “deixar de stressar tanto” ou “aproveitar as pequenas coisas da vida”. Na maioria das vezes isto não é cumprido, criam-se desculpas como “não tenho tempo” ou “não consigo”.
A seguir encontraum guia prático que o ajudará a adotar hábitos de mindfulness, ou seja, a estar no momento presente da maneira mais consciente possível, ao longo do seu dia, sem desculpas.
Combata o multitasking na hora das refeições.
Certamente já aconteceu estar na sua hora de almoço apressado e a pensar na tarde de trabalho que tem pela frente. Isso potencia o stress. Experimente tirar este tempo para relaxar, tentar não pensar em mais nada. Quando estiver a comer tente saborear a refeição e aproveitar cada segundo sem distrações, largue o telemóvel e aproveite o momento.
Evite dormir com o telemóvel.
O telemóvel consegue muitas vezes ser um poço de ansiedade e distrações. Quando for dormir, não o leve para o quarto, aproveite para respirar e repousar um pouco, Fazer uma pequena lista do que correu bem no dia pode ajudar neste processo.
Experimente a meditação guiada.
Existem inúmeras aplicações onde pode fazer meditação guiada gratuitamente. Logo ao acordar ou até mesmo se estiver com dificuldades em adormecer pode experimentar tirar 10 minutos para meditar. É suficiente e eficaz na redução de nervosismo ou esgotamento.
Foque-se na respiração.
Nos momentos de maior stress, tente tirar uns minutos para se sentar confortavelmente e respirar fundo. Sinta o seu peito a subir e a descer, a sensação do calor da respiração a sair na expiração e o frio a entrar na inspiração. Nestes momentos, a sua mente irá focar-se nestas sensações e irá acalmar naturalmente.
Disfrute mais de atividades realizadas no exterior.
Uma caminhada pela natureza ou pela cidade onde vive pode ser um hábito a adotar. Se mora perto do trabalho, porque não ir a pé? 20 minutos de caminhada podem ajudá-lo a reparar mais nos detalhes e a reduzir a sensação de stress que sentiria, por exemplo, no trânsito. Se não vive perto do trabalho, uma caminhada no final do dia ou nas suas horas de pausa também pode ser benéfica.
Uma coisa de cada vez.
Sempre que conseguir, evite o multitasking. Ao dividir sua atenção na realização de várias tarefas, muitas das vezes não está a dar a devida atenção a cada uma delas e demorará o dobro do tempo a conseguir executá-las bem. Faça uma tarefa de cada vez e, se for possível, faça uma pequena pausa entre as mesmas.
Permita-se sentir.
Não evite os seus sentimentos. Viva o presente como ele é. Ao reprimir emoções tornar-se-á esgotado e será mais um motivo de stress.Raiva, tristeza ou desilusão fazem parte da vida, tente aceitá-las para conseguir ultrapassá-los.
Tire tempo para fazer o que gosta.
Quer seja pintar, cozinhar ou até tirar fotografias, aproveite para colocar o seu hobby em prática sempre que possa. Atividades físicas também podem ser interessantes para a redução de ansiedade. Ao focar-se na atividade, a tendência é pensar menos nos problemas.
Chá ou café de relaxamento.
Se gosta de chá ou café, tire 5 minutos do seu dia para aproveitar sem distrações. Pode ser o seu momento. Saborear um bom café ou um chá é uma boa altura para baixar a intensidade do dia.
Sente-se ao acordar.
Sente-se um pouco ao acordar e respire. Em vez de sair da cama e apressar o dia, sente-se por uns minutos e disfrute do presente. Seja grato por mais um dia. Pode optar por meditar ou focar-se na respiração.
Com estas dicas, esperamos que o seu ano seja repleto de calma e sucesso, cuidar de si não é ser egoísta, é dar o primeiro passo para melhorar as suas relações e a sua vida.
Escrito por: Inês Teixeira