"O riso treme, vibra o nosso corpo e relaxa-nos dando uma sensação de bem-estar. Ele ativa no nosso cérebro a produção de substâncias químicas que nos protegem contra acidentes vasculares cerebrais, stress, problemas cardíacos e até depressão" - Eduardo Lambert.

Se considera que o riso serve apenas para momentos de diversão e entretenimento, então há muita coisa sobre o riso que ainda não sabe.

A psicologia positiva é um ramo da psicologia que se concentra no estudo e na promoção do bem-estar e emocional do ser humano. Em vez de se focar nas doenças mentais e nos problemas, a psicologia positiva procura identificar e fortalecer os pontos fortes de cada um como emoções, virtudes pessoais e relacionamentos saudáveis.

Este ramo da psicologia e o yoga do riso partilham um princípio fundamental do pensamento positivo e da conexão social. Este yoga é uma prática que combina técnicas de respiração com a alegria e os benefícios do riso. Esta técnica foi desenvolvida pelo médico indiano Madan Kataria, em 1995, e desde então tem ganhado popularidade emergindo como uma poderosa ferramenta para promover a saúde e o bem-estar emocional.

Visto que, o nosso corpo não é capaz de diferenciar entre o riso intencional e o real, o yoga de riso, baseado em estudos científicos, segundo a Laughter Yoga International, oferece uma via para desencadear a libertação das endorfinas, estas são as denominadas "hormonas da felicidade", que resultam em benefícios psicológicos e fisiológicos notáveis. Ao reduzir o stress, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico, esta prática vai além do mero entretenimento, promovendo conexões sociais genuínas e um sentido de bem-estar duradouro.

Concluindo, através do yoga do riso é possível alcançar a felicidade e o bem-estar de forma descontraída e divertida e, simultaneamente, com impacto terapêutico.

Quando rimos, conectamo-nos, e quando nos conectamos os nossos corações estão abertos e quando os nossos corações estão abertos, o mundo é um lugar melhor. – Greg Ketner.

Veja a Ted Talk do Greg Ketner.

Referências:

  • Livro - A terapia do riso, Eduardo Lambert

Escrito por Beatriz Carneiro